O que fazer em Bombinhas, SC?

Dicas de Turismo, passeios, praias e tudo para você curtir o melhor de Bombinhas!

Bombinhas é uma cidade maravilhosa situada na costa centro-norte de Santa Catarina. Após sua emancipação do município de Porto Belo em 1992, se tornou a menor cidade do estado com 32,5km². Ambas as cidades compartilham a única península do sul do Brasil, a pontinha de terra cercada quase que totalmente pelo mar abriga mais de trinta e nove praias além de cachoeiras, trilhas e mangues. Não é difícil se encantar com a beleza e elegância de suas paisagens naturais e de sua cultura rica e viva até os dias de hoje.

A cidade já foi abrigo de diversos povos como os índios Sambaquis, e os portugueses açorianos, que fizeram da região seu lar e fonte de renda. Por muitos anos as duas principais atividades econômicas da cidade foram a pesca e a plantação de mandioca. Após o aumento do turismo de veraneios na região, Bombinhas passou por uma grande transformação visual e cultural, se tornando um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina. Lar de um povo alegre e apaixonado pela sua terra, ainda hoje é possível visitar e conhecer os antigos engenhos de farinha, os ranchos de pesca, e acompanhar todo ano antes do inverno o espetáculo da pesca da tainha.

Bombinhas é o município com o maior número de praias com a certificação do programa da Bandeira Azul. As praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição foram contempladas por cumprirem todos os 34 rigorosos critérios de classificação; qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança são só alguns dos muitos itens avaliados. O objetivo do programa é assegurar a você e sua família uma experiência agradável e segura enquanto você curte suas férias.

Hospede-se em Bombinhas - SC, com desconto!

Menor preço garantido em reservas pelo nosso site!

Morro do macaco

O Morro do Macaco é um dos principais pontos turísticos de Bombinhas, entre as praias da Conceição e Canto Grande e tem uma bela vista de 360° da região que também inclui as praias de Quatro Ilhas, Zimbros, Mariscal e os arredores do Arquipélago do Arvoredo.

A trilha é muito procurada já que pode ser feita somente a pé. Seu cume atinge cerca de 153m de altitude e o visual é de tirar o folego! A trilha é fácil e leva aproximadamente 20 minutos para ser concluída. A estrada do Morro do Macaco nos permite chegar até a praia da Tainha. A meio caminho entre as duas praias (Conceição e Canto Grande) há um marco histórico que caracteriza o início da trilha.

Costeira de Zimbros

O Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros foi criado em 2001 a fim de proteger e guardar esse cantinho especial de nossa cidade, a costeira abriga 10 praias que são acessíveis apenas por trilha ou pelo mar. O passeio que pode ser feito a pé ou de bicicleta te leva para uma das regiões mais isoladas e intocadas de Santa Catarina.

Ao longo dos 8km de extensão da trilha é marcante a sua biodiversidade de fauna e flora e suas praias paradisíacas; sendo possível também encontrar lagoas, rios e uma linda cachoeira. A baixo segue a relação das praias da costeira, bem como a ordem em que elas se encontram ao longo do caminho:

Sepultura

Também conhecida como caribe brasileiro a praia tem esse nome devido a uma lenda local que conta que, no século XIX, o corpo de um escravo (morto após uma briga) foi enterrado ali. Suas águas cristalinas e a grande variedade de peixes e outros animais marítimos chamam a atenção de todos que a visitam.

O destino é um dos mais procurados da cidade, tanto para a prática do mergulho tanto pelo contato direto com a natureza. Na praia principal é possível alugar equipamentos para a prática de mergulho e caiaques para passeios pela costa além de ótimos restaurantes de gastronomia local. A costeira da sepultura conta com três lindas e pequenas praias, uma trilha ecológica que segue até o final da costa e uma piscina natural localizada sobre as pedras do costão. Um passeio inesquecível para você e toda a sua família.